A inclusão da prova prática para a CNH já é uma realidade. Veja como funciona!-Portal de Trânsito

Gravação da prova prática para tirar CNH já é realidade. Veja como funciona!   Portal do Trânsito

A gravação da prova prática para CNH já é uma realidade. Veja como funciona!

A inclusão da prova prática para a CNH já é uma realidade. Veja como funciona!-Portal de Trânsito Veja como funciona! O Detran/AM assumiu sistema que registra áudio, vídeo, dados do caminho, e todas as ações realizadas durante as provas práticas. 

Gravação de prova prática

A tecnologia usa câmeras e sensores no carro self-school. Foto: Detran-AM

A prova prática é a etapa final do processo de obtenção do portfólio de Habilitação Nacional. É também uma das etapas mais entrevistadas depois de um possível reproteste. Para evitar fraudes e dúvidas como resultado, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran / AM) implementou o sistema de telemetria na categoria B testes práticos de condução para captar todas as ações dos alunos e examinadores.

O sistema, que registra dados de áudio, vídeo, caminho de sinal e todas as ações realizadas durante o teste, é como por órgão que aponta o país de distância.

A nova tecnologia, de acordo com Detran / AM, traz mais transparência no Processo para a retirada de CNH e a implantação não é uma exigência do Contran, mas uma iniciativa do atual presidente do órgão.

A gravação da prova prática para CNH já é uma realidade. Veja como funciona!

A inclusão da prova prática para a CNH já é uma realidade. Veja como funciona!-Portal de Trânsito

" Antes da implantação deste sistema, quando houve alguma divergência na prova, era a palavra do aluno contra a do examinador. Como resultado, um desgaste muito grande foi produzido para ambos os lados. Acabou agora, porque há uma dúvida, só para puxar o áudio e vídeo da prova, " disse o examinador Geraldo Magela da Silva.

Para o presidente do órgão, Rodrigo de Sá Barbosa, o sistema é um salto tecnológico no processo de formação de líderes. " Com o uso da telemetria, o Detran/AM continua a cumprir o artigo 49 da Resolução Contran 789, que diz respeito ao índice mínimo de aprovação dos ensaios teóricos e práticos conduzidos pelos Centros de Formação de Condutores. Além disso, essa inovação significa mais transparência e rapidez com a habilitação, já que com o novo sistema, o resultado do exame será concluído no mesmo dia, " explica o diretor.

Como funciona?

De acordo com o Detran / AM, o sistema utiliza câmeras, sensores e um software que registra e armazena todas as ações do aluno durante a prova prática. O examinador também usa um tablet no qual os apartamentos e punições cometidos durante o teste de condução são colocados no caminho. Esses dados estão disponíveis para o aluno no Portal de Serviços do Detran-AM.

A inclusão da prova prática para a CNH já é uma realidade. Veja como funciona!-Portal de Trânsito

A Telemetria conta com três câmeras de vídeo com captação de áudio, além de cinco sensores (na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor) e um HD para armazenar as informações. Os dados captados também serão transmitidos em tempo real para o sistema central do sistema, que fica localizado no Centro de Auditórios para Veículos (CEDV).

Antes de começar a detecção prática, o sistema faz o reconhecimento biométrico do aluno de capturar a impressão digital no tablet do avaliador. Como resultado, o próprio sistema representa os dados do condutor e do veículo utilizado. Além de registrar o desempenho durante o curso e gerar um relatório de teste com duração, distância, distância percorrida, velocidade, falas e violações cometidas.

Embora o sistema esteja disponível para testes práticos da categoria B, ele já está em fase de teste para a categoria A. O próximo passo é a oferta para o restante das categorias.

Depois do Detran / AM, a implementação da Tecnologia toda desgastada pelo Detran e não implica adição em valor pago pelos alunos.

https://www.carroetransito.com.br/