Cuidados com Caminhão

caminhao

Saúde Do Caminhão

Cuidados com Caminhão A vida útil das peças está diretamente associada ao modo de uso e a regularidade com que é feita a manutenção do caminhão.

Um gestor de frotas que negligencia os cuidados com os seus veículos acaba gastando muito mais com reparos e substituições de peças, pois se tornam mais frequentes.

Isso sem contar com outras despesas, como guinchos e indenizações de eventuais acidentes.

Ainda, há as áreas de risco com perigos de deslizamentos, moradias à margem das estradas e travessias de pedestres ou de animais silvestres sem sinalização.

Tudo isso torna as viagens perigosas, tanto em relação a acidentes como emroubos da cargaou do caminhão.

Os caminhoneiros também não podem esquecer de checar a água do radiador, que precisa estar sempre na marcação indicada e somente ser preenchida de acordo com as proporções indicadas no handbook, respeitando as quantidades de aditivos e água.

Logo, além de dicas para caminhoneiro ser indispensável para a segurança e para evitar o desgaste acentuado dos freios, deslocar-se engatado também diminui o consumo de combustível.

Afinal, se o lucro é pequeno, o jeito é reduzir os seus custos, sem que isso comprometa a qualidade dos serviços prestados.

  • Normalmente, os condutores se preocupam apenas com os pontos mais comuns de checagem em uma pré-viagem, como o nível do líquido de arrefecimento, a pressão de calibragem dos pneus e o estado da banda de rodagem.
  • Além disso, há uma maior economia com a redução de defeitos inesperados durante as viagens, que podem custar caro para o condutor e comprometer o seu trabalho.
  • Outro item importante para ampliar a durabilidade das peças é o planejamento das rotas nas viagens.
  • Fazer cursos de direção defensiva e atendimento aos clientes é fundamental para esse profissional também.
  • Ao fazê-lo, o caminhoneiro pode evitar trechos esburacados (que exigem mais dos freios e da suspensão), subidas íngremes (que forçam o motor e a embreagem), e tráfego lento e engarrafamentos (que podem levar ao superaquecimento do motor).
  • Nesses momentos, é fundamental seguir algumas dicas para caminhoneiros economizarem em viagens a fim de torná-las mais em conta.
  • Além disso, deve ser levada em conta também a distância necessária para que os freios parem o veículo (chamada de distância de frenagem).
  • Os caminhões modernos contam com muitas tecnologias e é muito importante que os caminhoneiros façam uma reciclagem para estar por dentro de todas as modernidades instaladas nos veículos.
  • Mesmo que o hábito de checar o caminhão antes de pegar a estrada seja comum entre muitos caminhoneiros, é necessário ter ainda mais atenção e cuidados relacionados às condições de conservação do veículo.

Planejar as suas viagens permite um maior controle dos gastos, diminuindo o tempo necessário para concluir um frete, e melhora a conservação das peças do caminhão, ao evitar situações de risco e trechos downsideáticos.

Por outro lado, há também, principalmente em trechos urbanos e próximos a grandes cidades, horários com alto fluxo de veículos, causando congestionamentos. Ficar parado na estrada, além de aumentar o tempo de uma viagem e comprometer os prazos, gasta mais combustível e piora o desgaste das peças mecânicas do caminhão.

O planejamento das viagens permite ao caminhoneiro evitar situações que aumentam os seus custos e que as tornam mais longas e demoradas.

Com ele, você consegue descobrir quais trajetos têm menos congestionamentos e menos acidentes, por exemplo.

A vida nas estradas traz diversos contratempos que fazem com que essa rotina não seja tão simples como muitos pensam.

São horas dentro da cabine, prazos apertados, diversos riscos de percurso, clientes exigentes e outras demandas que tornam essa enjoyableção bastante desafiadora — o que, sem os devidos cuidados, pode comprometer a saúde do caminhoneiro.

O sono é o jeito que o corpo encontra de se “reabastecer”, sendo uma grande fonte de energia.

https://www.carroetransito.com.br/category/caminhoneiro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *