Qual A Relação Entre Enxaqueca E Ciclo Menstrual

tpm

Entenda A Relação Entre Enxaqueca E Ciclo Menstrual

É possível que o médico ofereça cirurgia como último recurso para a mulher que tem sintomas graves que não conseguem ser controlados com outros tratamentos.

A remoção dos ovários elimina os ciclos menstruais e, com isso, elimina os sintomas da TPM.

A tensão pré-menstrual (TPM) é comum em muitas mulheres, sendo parte do ciclo menstrual natural e sendo causada pela queda de estrógeno, hormônio que prepara o corpo feminino para receber um bebê.

Algumas mulheres sofrem de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), que é uma TPM mais grave. Esse transtorno atinge cerca de 10% das mulheres e os sintomas são intensos, como crises de ansiedade.

Nesse caso, é necessário procurar por um profissional para que seja indicado um tratamento especializado.

Vale dizer, também, que muitas vezes, as mulheres podem confundir os sintomas da TPM, pois existem muitos mitos sobre essa tensão.

Além disso, a diminuição da cafeína pode ajudar a reduzir irritabilidade, ansiedade, tensão e insônia.

Refeições pequenas e mais frequentes podem contribuir para minimizar as variações de humor.

Tais medidas devem ser sempre incentivadas em todas as terapias, assim como tudo que reduza o estresse, sendo também benéfico para toda saúde de maneira geral.

É claro que introduzir mudanças de hábito é mais difícil do que parece. Muitas dessas doenças são exacerbadas pelas variações hormonais do período pré-menstrual, intensificando o desconforto nesse período.

Entenda A Relação Entre Enxaqueca E Ciclo Menstrual

tpm
  • Tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) talvez ajude a aliviar a dor de cabeça, a dor de cólica e a dor nas articulações.
  • O tipo e a intensidade dos sintomas da TPM variam de mulher para mulher e de mês a mês na mesma mulher.
  • Mais grave do que a SPM, atinge de 3% a 8% das mulheres, sendo classificado na categoria dos transtornos depressivos.
  • Pesquisas neurológicas indicam que a predileção pelo público feminino é determinada pelo estrogênio (hormônio feminino), principalmente se a paciente já tiver histórico familiar de enxaqueca.
  • Também recomenda-se evitar a ingestão excessiva de gorduras, sal, açúautomobile, álcool e cafeína, que podem desencadear ou agravar o quadro”, finaliza o ginecologista.
  • A queda desse hormônio no período menstrual, principalmente nos dias de TPM, faz com que a enxaqueca dispare, indicando o papel do hormônio na proteção contra dores de cabeça.
  • Os diversos sintomas físicos e psicológicos da TPM podem perturbar temporariamente a vida de uma mulher.
  • “A mulher deve atentar-se à intensidade e à frequência desses sintomas.

Entenda A Relação Entre Enxaqueca E Ciclo Menstrual

O uso da pílula anticoncepcional pode ajudar a amenizar os sintomas, mas não acabar com eles totalmente.

Durante o período pré-menstrual em que as tensões ficam mais a flor da pele, a prática de exercícios físicos é recomendada. Isso ocorre, pois a prática de esportes libera substâncias que fazem com que a mulher se sinta mais leve e feliz.

A TPM ocorre entre 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual e não mais que isso. Se você está com sintomas de TPM fora desse período, é recomendado que procure um profissional.

Da mesma maneira, devem-se excluir outras causas de dor pélvica, como a endometriose.

Nos transtornos ansiosos (síndrome de pânico com e sem agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros) ocorre uma exacerbação dos sintomas no período pré-menstrual.

Nessa situação, buscam-se terapias específicas para tais transtornos, sempre atentando à ocorrência de outros sintomas pré-menstruais, considerando, assim, a concomitância entre ansiedade e tpm.

Para amenizar esse tipo de TPM, primeiramente deve-se tentar fazer escolhas alimentares mais saudáveis ou então praticar atividade física - que também pode ajudar a amenizar a dor de cabeça.

A atividade física ajuda a liberar endorfinas, hormônios que dão sensação de prazer.

https://www.carroetransito.com.br/category/saude/

Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *