Segurança Na Estrada

caminhao

Segurança Na Estrada

Segurança Na Estrada Além disso, possibilita um maior faturamento com fretes de retorno e com a maior disponibilidade para novos serviços, melhorando a sua lucratividade. Todo caminhoneiro busca aumentar a sua lucratividade, principalmente em épocas de baixa demanda, nas quais os fretes ficam mais baratos. Assim, nesses momentos de crise, é essencial seguir algumas dicas de economia em viagens para torná-las mais em conta e melhorar as suas margens de lucro. Os filtros de ar e de combustível devem ser trocados de acordo com as recomendações do fabricante do caminhão.

dicas para caminhoneiro

Normalmente, os condutores se preocupam apenas com os pontos mais comuns de checagem em uma pré-viagem, como o nível do líquido de arrefecimento, a pressão de calibragem dos pneus e o estado da banda de rodagem. Dirigir defensivamente não só contribui para um trânsito mais tranquilo, diminuindo o estresse do dia a dia, como também reduz o consumo. Ao evitar paradas bruscas e aceleradas constantes, o veículo pode aproveitar melhor a energia gerada, além de evitar a injeção desnecessária de combustível. Outro item importante para ampliar a durabilidade das peças é o planejamento das rotas nas viagens. Ao fazê-lo, o caminhoneiro pode evitar trechos esburacados (que exigem mais dos freios e da suspensão), subidas íngremes (que forçam o motor e a embreagem), e tráfego lento e engarrafamentos (que podem levar ao superaquecimento do motor).

As exigências sobre os profissionais da estrada não são poucas e, às vezes, é necessário realizar transportes urgentes. Apesar de essa conduta ser comum, ela é errada, pois coloca a vida do motorista e de terceiros em risco, pois as horas de descanso não são respeitadas. Sem contar que isso pode comprometer a saúde do caminhoneiro com o passar do tempo.

  • Sempre que possível, coma um prato de comida diversificado e não abra mão de todas as refeições do dia.
  • Com isso em mente, a Revista Caminhoneiro lança oclube de conteúdoCaminhoneiro do Futuroque, em parceria com grandes empresas do setor, vai oferecer muitos conteúdos exclusivos e dicas para caminhoneiros.
  • O fechamento de restaurantes ou outras estruturas para caminhoneiros nas estradas tem sido um desafio para o escoamento de produtos, especialmente do agronegócio, que depende fortemente do modal rodoviário.
  • É comum encontrar caminhoneiros com níveis de colesterol e de açúcar no sangue acima dos limites adequados.
  • De cara, precisamos explicar que tem muita carga para ser levada para cá e para lá, o problema é que falta mão de obra qualificada.
  • Como nem sempre é possível fazer uma refeição saudável por aí, evite abusar dos doces, frituras e comidas pesadas.
  • Os caminhoneiros precisam se planejar para cumprir prazos sem que sacrifiquem seus descansos, sua alimentação e sem que burlem as leis de trânsito brasileira.
  • Isso mesmo, não é só dirigir pelas estradas com a carga comportada em um caminhão.
  • Estradas do norte, principalmente, podem ser bem traiçoeiras até mesmo para os caminhoneiros mais experientes.
  • Ao evitar aceleradas constantes e paradas bruscas, o caminhão aproveita melhor a energia gerada.

Realizando esse procedimento, é possível programar as suas paradas, estimar a rota e definir melhor qual trajeto seguir e os locais em que você pode parar com segurança para se alimentar e abastecer o veículo. Outra dica essencial para aumentar a segurança na estrada é não negligenciar a limitação física do seu corpo. A esse respeito, na profissão de caminhoneiro, é muito comum haver viagens que exigem um tempo maior de locomoção devido aos longos trajetos até o ponto de destino. Muitos caminhoneiros preferem evitar pausas durante o trabalho no intuito de cumprir os prazos de entrega ou para adiantá-los.

Tendo em vista sua importância para a qualidade de vida do caminhoneiro, separamos, abaixo, dicas para cuidar da cabine de seu veículo e, então, deixá-la mais confortável. Acabine do caminhãoé o local onde o caminhoneiro dicas para caminhoneiro passa a maior parte de seus dias. Assim, o que for feito na cabine, para o bem ou para o mal, será sentido pelo caminhoneiro em suas viagens. Utilize aplicativos de trânsito no seu celular, como o Waze para ajudá-lo nisso.

dicas para caminhoneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *